O portal de Canas de Senhorim

maio 07, 2007

A Urgeiriça...no "Publico.PT"

Exigem exames periódico

Ex-trabalhadores das minas de urânio renovam exigências após morte de mais um colega 07.05.2007 - 15h16 Lusa.

A morte de mais um ex-trabalhador da antiga Empresa Nacional de Urânio (ENU), vítima de cancro, levou hoje os ex-mineiros a renovarem a exigência ao Governo para a realização de exames médicos periódicos.
A mais recente vítima mortal entre os ex-trabalhadores tinha 56 anos de idade, trabalhou nas minas entre 1966 e 1991 e deixa uma viúva e um filho com 14 anos.

António Minhoto, porta-voz dos ex-trabalhadores da extinta ENU, que tinha sede na Urgeiriça,em Canas de Senhorim, reafirmou, em declarações à Lusa, que se o Governo "não der uma resposta rápida a esta exigência, os trabalhadores vão avançar com uma queixa contra o Estado".

Da rapidez da resposta do Governo depende também a concretização da ameaça já feita de, juntamente com os colegas espanhóis da Fábrica de Urânio de Andújar, realizar uma manifestação em Lisboa no dia em que Portugal assumir a presidência da União Europeia.

O porta-voz dos ex-trabalhadores da ENU disse ainda que "não é possível continuar a assistir à continuada morte de colegas com cancro sem fazer nada", lamentando que o Governo não actue de forma "rápida e eficaz" naquela que é a primeira prioridade: "Permitir que as pessoas tenham acesso a exames médicos periódicos".

"Só assim será possível salvar muitas vidas que se extinguem perante o total alheamento do Governo", disse Minhoto, acrescentando que "já não há tempo para mais esperas. O momento é de agir se não houver uma resposta imediata".

Carla Carvalho Tomás/PÚBLICO

comentários


O meu pai foi vitima desta doença horripilante, de... Por Mª Manuela Gonçalves - Urgeiriça - Lisboa
O meu pai foi vitima desta doença horripilante, destes pós que esta mina emanou mas, principalmente, da desinformação que sempre houve e a qual eu vivi 18 anos da minha vida na Urgeiriça. Não bastando já a doença, tivemos de enfrentar um sistema nacional de saúde ineficaz, lento e mal disposto com estes doentes de cancro, sim, a doença prolongada das noticias de telejornal, que se vêem, porque estão conscientes de tudo que se passa até ao final, miseravelmente abandonados e esquecidos por todos aos quais deram tanto a ganhar durante a maior parte da sua vida. Para aqueles que querem a energia nuclear convido-os a ir á Urgeiriça para ver e sentir o rasto que o uranio deixou.

Para quem ainda acha que a energia nuclear é uma b... Por RegularJack - Portugal
Para quem ainda acha que a energia nuclear é uma boa opção, este é um bom artigo para ler.

É a forma como a generalidade dos portugueses igno... Por Luís Abrantes - Lisboa
É a forma como a generalidade dos portugueses ignoram esta vergonha. Morrem pessoas de forma dolorosa e mesmo assim ninguém quer reconhecer que se deve a doença profissional. O Estado tem que assumir as suas responsabilidades. É para isso que devem servir os impostos e é a única justificação para que se aumentem impostos: A VIDA HUMANA!


Sem comentários: