O portal de Canas de Senhorim

maio 23, 2007

A Urgeiriça...no "O Primeiro de Janeiro"

EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA
Reabilitar para valorizar e preservar.
A EDM desempenha um papel preponderante na elaboração e condução de projectos de recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas, como nos conta Delfim Carvalho, presidente do Conselho Executivo da EDM, em entrevista ao jornal «O Primeiro de Janeiro». Ao abrigo do decreto-lei n.º 198-A/2001, que estabelece o regime jurídico de concessão do exercício da actividade de recuperação ambiental das áreas mineiras, a EDM assegura os trabalhos de inventariação, de caracterização pormenorizada, tendo como suporte ferramentas tecnológicas de primeira linha, a elaboração de planos directores, os projectos de execução e de estudos ambientais associados, a preparação e lançamento de concursos e empreitadas, o acompanhamento e fiscalização das obras e acções de monitorização, bem como acções de formação e de investigação aplicada, dando cumprimento aos objectivos consignados na concessão.
De acordo com Delfim Carvalho, presidente do Conselho Executivo da EDM, esta intervenção introduziu uma nova área de actividade especializada no País e gerou uma dinâmica que mobilizou mais de uma centena de entidades, empresas e técnicos especialistas. O nosso entrevistado salienta ainda que: “o investimento global, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio, ronda os 41 milhões de euros, servindo para dotações orçamentais para o efeito disponibilizadas nos Programas Operacionais, Nacionais e Desconcentrados, da Economia e no Programa Operacional do Ambiente”.
De referir que os trabalhos que já foram realizados, as intervenções em curso e a desenvolver até 2013 totalizam um total de investimento de 153 milhões de euros, dos quais 113 milhões são requeridos no período de 2007/2013. Delfim Carvalho assegura que “no terminus do programa, os 75 casos mais graves das 175 áreas mineiras estarão solucionados”. O nosso entrevistado refere ainda as intervenções em outras áreas mineiras, estas de menor dimensão e menor importância, que foram submetidas para serem realizadas no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégia Nacional) entre 2008/2013, sendo previsto um investimento de 11 700 000 euros em Viseu, Bragança, Porto, Aveiro e Vila Real.
Segurança, monitorização e controlo.
A EDM garante a vigilância regular para a detecção de problemas, ou anomalias de âmbito técnico e ambiental nos distintos casos das 65 antigas minas de urânio existentes no País, tendo como objectivo anular os riscos para a segurança de pessoas e bens, muito em particular nos casos em que a minas estão próximas a aglomerados populacionais. Delfim Carvalho dá especial destaque a um sistema de recolha e tratamento centralizado de dados provenientes da monitorização de efluentes líquidos de áreas mineiras. Num primeiro estádio, foi dada prioridade às antigas minas de radioactivos, onde se realizara, tratamentos químicos na exploração, ou seja, “Cunha Baixa, Urgeiriça e Quinta do Bispo”, como nos exemplifica o nosso entrevistado.
Alertar consciências. Delfim Carvalho alerta para a importância da reconversão das minas, tendo em vista um projecto turístico, tal como acontece na vizinha Espanha, uma vez que falamos de um património riquíssimo e de uma parte da nossa história que vale a pena preservar. No entanto, é indispensável que as forças e entidades locais interiorizem esta ideia e esta forma de preservação do nosso património.
...
http://www.oprimeirodejaneiro.pt

Sem comentários: