O portal de Canas de Senhorim

maio 08, 2007

A Urgeiriça...no "PortugalDiário"

Morreu mais um ex-trabalhador do sector do urânio
2007/05/07 13:39

A morte de «mais um» ex-trabalhador da antiga Empresa Nacional de Urânio (ENU), com cancro, levou, esta segunda-feira, os ex-mineiros a renovarem a exigência ao Governo de criar condições para a realização de exames médicos periódicos, noticia a Lusa.
António Minhoto, porta-voz dos ex-trabalhadores da já extinta ENU, que tinha sede na Urgeiriça, Canas de Senhorim, reafirmou ainda que se o Governo, tendo em conta que era uma empresa pública, «não der uma resposta rápida a esta exigência - os exames médicos - os trabalhadores vão avançar com uma queixa contra o Estado».
Da rapidez da resposta do Governo - Ministério da Saúde - depende ainda, explicou Minhoto, concretizar a ameaça já feita de, com os colegas espanhóis da Fábrica de Urânio de Andújar, realizar uma manifestação em Lisboa no dia em que Portugal assumir a presidência da União Europeia.
O porta-voz dos ex-trabalhadores da ENU disse ainda que «não é possível continuar a assistir à continuada morte de colegas com cancro sem fazer nada», lamentando que o Governo não actue de forma «rápida e eficaz» naquela que é a primeira prioridade: «Permitir que as pessoas tenham acesso a exames médicos periódicos».
«Só assim será possível salvar muitas vidas que se extinguem perante o total alheamento do Governo», disse Minhoto, acrescentando que «já não há tempo para mais esperas. O momento é de agir se não houver uma resposta imediata».
Os ex-trabalhadores da ENU, que são, «ainda vivos», cerca de quatro centenas, pretendem uma reunião com responsáveis do Governo de modo a criar mecanismos que possam minimizar a «razia» que o cancro está a fazer nos homens que, durante décadas, extraíram urânio das minas da ENU espalhadas por toda a região, com destaque para os distritos de Viseu e Guarda.


Comentários dos leitores

sinceramente nao percebi a noticia...
Bem atento
2007-05-07 15:27
Então esses trabalhadores, cerca de 400 ainda vivos...nao podem ir ao médico?
Nao podem fazer o rastreio? Se não...então porquê??
O que os proibe de irem ao médico e serem assistidos devidamente e fazeram vários exames, como prevencão?
Estranho...se forem ao médico e se dissereem que suspeitam ou receiam que possam vir a ter ou já possam ter contraido o cancro...não podem??
O médico não os mandam fazer exames...porquê??
Sinceramente nao percebi a noticia...o Governo tem de autorizar??...nao percebi...
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=805815


Sem comentários: