O portal de Canas de Senhorim

maio 09, 2007

A Urgeiriça na blogosfera

Sábado, 5 de Maio de 2007
Urgeiriça- 'PARECEM CADÁVERES AMBULANTES'
Num artigo publicado hoje no jornal Correio da Manha, Luís Oliveira traça um relato simultaneamente triste e realista das consequências ambientais e humanas da exploração mineira na localidade de Urgeiriça.
"Cancro, “palavra maldita”, é o que mais se ouve das pessoas quando interpeladas para falar sobre a realidade que durante décadas dinamizou aquele lugar de Canas de Senhorim, Nelas." relata Luís Oliveira baseando-se nas palavras de António Minhoto, porta-voz dos trabalhadores.
Parecem cadáveres ambulantes é, para o articulista, o retrato que os habitantes fazem de si mesmos.
Numa altura em que tanto se fala em protecção ambiental e defesa dos cidadãos por um lado e na opção pela energia nuclear por outro é importante ler este artigo.
Se quiseres saber um pouco mais sobre este assunto lê este artigo intitulado Radioactividade- Componente histórica inserido na página Web da CiênciaJ


A imagem ao lado refere-se a uma amostra de Torbernite mineral extraído destas minas.Se quiseres saber mais sobre este minério clica na figura.Também podes aceder à página do Museu Geológico e saber mais sobre este mineral aqui.

http://oitavo-c.blogs.sapo.pt/

1 comentário:

PortugaSuave disse...

Este blog promete. Muito bom trabalho, continuação de boas postagens.
Cumprim.