O portal de Canas de Senhorim

maio 15, 2007

Oferta...do "Ai o Camandro!!"


E as pessoas?
Não nasci, nem tão pouco morei na Urgeiriça, mas vivi lá! Muitos e muitos anos, cresci no meio daquelas pessoas, era uma daquelas pessoas, o meu avô trabalhou na ENU (Empresa Nacional de Urânio), eu andei no jardim escola da Urgeiriça, fiz a escola primária na (agora incrivelmente abandonada, ou melhor deixada ao abandono) escola primária da Urgeiriça, brinquei nos parques, brincávamos aos tesouros deixados pelos ingleses, joguei no campo, corria a esperar o meu avô quando a sirene tocava às 5 horas, comia o pão do forno comunitário, ia à marcha atlética, ao cinema e teatro na Casa do Pessoal, jogava ping-pong a 10 escudos,... ri, chorei... sempre me considerei mais da Urgeiriça do que propriamente de Canas... qualquer diferença que haja entre esses conceitos...

...Era uma terra cheia de vivacidade cheia de... pessoas! Hoje por vezes ainda por lá passo mas dou com um "beco sem saída"... desapareceu a vivacidade, desapareceram muitas das pessoas, ... esquecida por já não dar dinheiro como antes, abandonada por um governo que encheu (e enche) os cofres à sua conta... As pessoas?... Passaram a ser mais escolhos da terra que já não dá, também elas esquecidas por quem prometeu mundos e fundos...

E as Pessoas?... removem e reviram terras escondendo os problemas em vez de os resolverem, movem escolhos e requalificam paisagens de maneiras que não lembram a ninguém, constroem muros e barreiras para enganar a Natureza... E as Pessoas?...

Publicada por Farpas http://www.ai-o-camandro.blogspot.com/


fotos: BUTTERFLY

1 comentário:

Nuno Leitao disse...

Gostei de ver o blog!

Eu também cresci lá e frequentei a Escola Primária de Urgeiriça!
(sim, eu também estive uns anos da minha vida a escrever no caderno "liçao numero xx, Urgeiriça, xx de Xxxxxx de 198x")

Este post levou-me a criar um grupo no Hi5: "Escola Primária de Urgeiriça"

Abraço
Nuno Leitão