O portal de Canas de Senhorim

maio 14, 2007

A Urgeiriça...no "Público PT"

Requalificação ambiental na Urgeiriça já começou.

14.05.2007
Região possui um "elevado potencial de risco radiológico"
As conclusões de um estudo sobre a área de armazenamento dos resíduos das minas de urânio da Urgeiriça, publicado em 2003, não deixavam margem para dúvidas: a presença de concentrações elevadas de radionuclidos conferia a essa escombreira "um elevado potencial de risco radiológico".
A equipa liderada por Alcides Pereira, investigador do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, elaborou um cenário de ocupação daquele espaço, onde seriam desenvolvidas "actividades lúdicas com permanência de trabalhadores em infra-estruturas de apoio". Se nada fosse feito para "limpar" a zona, o nível de radiação manter-se-ia durante centenas de anos e "a dose efectiva para o grupo crítico de trabalhadores" ascenderia a 39 mSv/ano (Sv é a abreviatura de Sievert, unidade internacional de medida utilizada para estabelecer as doses efectivas de radiação, ponderando as diferentes sensibilidades dos órgãos e tecidos face à natureza da radiação ionizante).
Aquela dose, sublinham os investigadores, "corresponde aproximadamente ao dobro do limite estipulado para o grupo crítico na legislação nacional e comunitária aplicável".Os autores fazem referência, no mesmo estudo, a um projecto de confinamento da escombreira, cuja execução conduziria a uma dose efectiva, para o grupo crítico referido, inferior a 1 mS/ano.
Este valor respeita tanto o limite legal aplicável aos elementos do grupo crítico como ao público em geral.A situação naquele local específico das minas da Urgeiriça (uma espécie de lixeira, onde não vive ninguém) "é muito particular", diz ao PÚBLICO Alcides Pereira.
Estudos posteriores, mais globais, encontraram focos de contaminação na área da Urgeiriça, tanto em águas como em terrenos, mas nada que autorize a conclusão de que existe uma contaminação generalizada, sublinha o investigador.
Este e outros estudos de caracterização foram encomendados pela EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro para fundamentar os projectos de recuperação a empreender nas 61 antigas minas de urânio do território nacional.A situação mais problemática, como revela o estudo referido, é na chamada Barragem Velha da Urgeiriça, onde se amontoam mais de 2,5 milhões de toneladas de materiais provenientes da extracção e tratamento de urânio. As obras de estabilização de taludes, selagem e drenagem do aterro começaram em 2006, representando um investimento de 6,5 milhões de euros, e prosseguem este ano.
Carlos Pessoa

Sem comentários: