O portal de Canas de Senhorim

maio 21, 2007

A Urgeiriça...no "Diário Regional de Viseu"

"Viseu tem uma saúde razoável"

Em Viseu não existe nenhum problema grave em termos de saúde, garantiu o Ministro da Tutela, Correia de Campos, durante a sua deslocação à cidade. Perante uma sala cheia de funcionários e profissionais da área, o responsável fez um retrato bastante optimista da região e mencionou algumas das alterações que estão previstas.
O S. Teotónio, por exemplo, vai dar lugar a um centro hospitalar, juntamente com a unidade de Tondela, que passará a ser gerido por dois elementos que se encontram actualmente na direcção do primeiro. À estrutura poderá juntar--se ainda a de Seia, frisou Correia de Campos.
Quanto a Lamego, o ministro explicou que a cidade vai ficar equipada com um hospital de "características especiais", tornando-se na primeira unidade de proximidade do país.
"Viseu tem uma saúde razoável", acrescentou durante o encontro, no qual falou de uma problemática que se vem arrastando há já algum tempo: as exigências dos antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU). Assim, o membro do Governo adiantou que embora não haja evidências de que a população das zonas onde estão localizadas as antigas minas tenha um risco superior em termos de doença, o mesmo já não acontece com os antigos funcionários.
Deste modo, Correia de Campos adiantou que os antigos mineiros devem ser objecto de um exame geral e de um acompanhamento recorrente, de modo a que, caso seja detectada alguma patologia, "a assistência seja rápida".O apoio a este nível poderá passar pelo estabelecimento de um protocolo com o Hospital de S. Teotónio, não só em termos de assistência médica, mas também no que diz respeito à garantia de que são criadas todas as condições para a realização dos exames.
...
http://www.diarioregional.pt/6452.htm

Sem comentários: