O portal de Canas de Senhorim

março 19, 2010

Tese de doutoramento de eurodeputada do BE recebe nota máxima

A eurodeputada Marisa Matias doutorou-se hoje com distinção e louvor, a nota máxima, na Universidade de Coimbra (UC), defendendo uma tese em que analisa as relações entre ambiente, saúde e sustentabilidade, num contexto de protestos públicos.
Intitulada «A Natureza farta de nós? Ambiente, saúde e formas emergentes de cidadania», a dissertação de doutoramento da socióloga é dedicada à «análise das relações entre saúde, ambiente e sustentabilidade, sobretudo através da sua performação em situações de controvérsia pública».

A tese «lida com a relação entre saúde e ambiente e a forma com uma boa parte dos problemas ambientais em que há protestos têm a ver com problemas de saúde», disse à agência Lusa o professor de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra João Arriscado Nunes, que orientou o trabalho científico da eurodeputada do Bloco de Esquerda.

De acordo com a tese, «os protestos surgem porque as pessoas se preocupam com a forma como os problemas ambientais se transformam em problemas de saúde».

Segundo João Arriscado Nunes, a socióloga «analisou um conjunto de casos que permitem mostrar a relação entre os problemas de saúde e os problemas ambientais, que, muitas vezes, são revelados por movimentos de protesto».

Entre os casos estudados pela investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC figuram a contaminação radioativa causada pelas minas da Urgeiriça (Nelas), o passivo ambiental de Souselas (Coimbra) e a decisão da União Europeia de exportar pneus reformados para o Brasil.

«A tese representa um avanço importante na compreensão teórica e concetual da relação entre problemas ambientais e problemas de saúde e também na compreensão da importância de uma cidadania ativa, através da mobilização coletiva», sustentou João Arriscado Nunes.

Nas provas públicas, que decorreram hoje à tarde na Sala dos Capelos da UC, o júri integrava ainda Maria Eduarda Gonçalves (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), Boaventura de Sousa Santos (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e Peter Taylor (EUA).

O eurodeputado do BE Miguel Portas e o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, foram alguns dos que assistiram ao ato solene, em que estiveram também presentes numerosos docentes e investigadores, sobretudo do Centro de Estudos Sociais (CES).

Lusa / SOL

2 comentários:

Rafael Loureiro disse...

Peço a este blog canense que nos ajude a tornar a música melhor em canas.

Tudo o que vocês têm de fazer é postar o código que está nesta página:

http://docs.google.com/Doc?id=ddjs3cc_0cnp9pscr

Obrigado,

Rafael Loureiro.

(Esta sondagem foi feita por http://www.newtopsecret.blogspot.com/ )

Rafael Loureiro disse...

Oh desculpem, o link e este:

http://docs.google.com/View?id=ddjs3cc_0cnp9pscr

Obrigado