O portal de Canas de Senhorim

março 06, 2009

Ex mineiros Fazem-se ouvir a partidos da oposição

Ex-mineiros reúnem com partidos da oposição

A comissão de antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) reúne segunda-feira, dia 9, com o PSD, o PCP e o BE para preparar a discussão dos novos projectos de lei que serão eleborados por esses partidos e que respondem às reivindicações dos ex-mineiros.

Há vários anos que os antigos trabalhadores lutam para que todos os ex-mineiros, mesmo aqueles que não tinham vínculo à ENU na data da sua dissolução, sejam abrangidos pelo decreto-lei n.º 28/2005 de 10 de Fevereiro que os equipare a trabalhadores de fundo de mina, dando benefícios na idade da reforma, bem como para que sejam pagas indemnizações aos familiares dos que morreram de doenças relacionadas com a exposição à radioctividade.

O porta-voz da comissão de antigos trabalhadores, António Minhoto, refere que na segunda-feira será dado a conhecer aos três partidos a morte de mais um antigo mineiro com cancro. O homem, morava no concelho de Nelas, tinha mais de 70 anos.

Os projectos lei vao ser discutidos no próximo dia 13. De relembrar que, em 7 de Março de 2008, o PS chumbou na Assembleia da República projectos de lei do PSD, do PCP e do BE.

De acordo com António Minhoto, já faleceram perto de 120 trabalhadores com doenças cancerígenas. O porta-voz espera que os exames de saúde gratuitos cheguem a todos os ex-mineiros de forma a prevenir alguma situações. Nos últimos exames realizados, foi detectado cancro de pulmão num antigo trabalhador da ENU.

Segundo o relatório Minurar, a exposição à radioactividade pode propiciar o desenvolvimento mais rápido de patologias cancerosas.

António Minhoto espera que a Assembleia da República seja sensível aos problemas dos antigo trabalhadores da ENU.
in Jornal do Centro ed. 364, 06 de Março de 2009

+*+*+*+*+*

Partidos vão ouvir mineiros de Canas

A comissão de antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio reúne segunda-feira com o PSD, o PCP e o BE para preparar a discussão dos novos projectos de lei destes partidos que respondem às suas reivindicações.

Os antigos trabalhadores lutam há vários anos para que mesmo aqueles que não tinham vínculo à ENU na data da sua dissolução sejam abrangidos por um decreto-lei (nº 28/2005, de 10 de Fevereiro) que os equipare a trabalhadores de fundo de mina, dando benefícios na idade da reforma, e para que sejam pagas indemnizações aos familiares dos que morreram de doenças relacionadas com a exposição à radioactividade. A 7 de Março do ano passado, o PS chumbou na Assembleia da República projectos de lei do PSD, do PCP e do BE. Outros novos, que apresentam algumas alterações, foram entretanto apresentados pelos mesmos partidos e serão discutidos no próximo dia 13.

"Segunda-feira vamos reunir com os três partidos e vamos dar-lhes conta de que esta semana morreu mais um antigo mineiro com cancro", disse o porta-voz da comissão de antigos trabalhadores, António Minhoto.

O homem, residente em Vila Ruiva, concelho de Nelas, tinha mais de 70 anos mas, segundo António Minhoto, "a verdade é que, mais novos ou mais velhos, de uma forma ou de outra, os antigos trabalhadores da ENU morrem cancerosos".

"O relatório Minurar refere que a exposição à radioactividade pode desenvolver mais rápido as patologias cancerosas", recordou, estimando que já perto de 120 trabalhadores tenham morrido com doenças cancerígenas.

"Espero que mais esta morte, em vésperas da discussão dos projectos de lei, sirva para mostrar ao Governo e ao PS que há uma realidade concreta, porque os números falam por si", acrescentou. António Minhoto contou que ainda recentemente, no âmbito dos exames médicos que estão a ser feitos aos antigos trabalhadores da ENU, "foi detectado cancro de pulmão a um". "É importante que os exames cheguem a todos e que a Assembleia da República seja sensível à necessidade de minimizar os nossos problemas", frisou.
in Jornal de Noticias 05-03-2009

2 comentários:

®efeneto disse...

Sempre atento...é o que faz ser pombo (lol), abraço

pombo correio disse...

Estou destroçado! arrancaram-me as penas e cortaram-me o bico!!!