O portal de Canas de Senhorim

fevereiro 02, 2009

Antigos trabalhadores da ENU voltam a manifestar-se no próximo Domingo


Os antigos trabalhadores da ENU (Empresa Nacional de Urânio) voltam a manifestar-se no próximo Domingo, 8 de Fevereiro de 2009, em protesto contra o contínuo adiamento da satisfação das suas reivindicações de reformas dignas e indemnizações às vítimas da exposição à radioactividade e às suas famílias. Os ex-trabalhadores da ENU realizarão uma marcha entre a Urgeiriça (Canas de Senhorim, Nelas) e a Cunha Baixa (Mangualde).

A ENU encerrou definitivamente em 2004, desde então os ex-trabalhadores lutam pela equiparação de todos os trabalhadores da empresa a trabalhadores de fundo de mina, dando benefícios na idade de reforma e pelo pagamento de indemnizações aos familiares dos trabalhadores que morreram com doenças relacionadas com a exposição à radioactividade.

Segundo a agência Lusa, a marcha de protesto, que foi decidida em plenário dos ex-trabalhadores neste Domingo, ligará dois importantes coutos mineiros da ENU. Dentro dos centros populacionais a marcha será feita a pé com distribuição de comunicados, fora das localidades os manifestantes seguirão de autocarro.

A Comissão de ex-trabalhadores da ENU calcula que já tenham falecido com doenças cancerígenas mais de 115 trabalhadores da empresa.

António Minhoto, porta-voz da Comissão dos ex-trabalhadores da ENU, lamentou também que, apesar de o Governo ter avançado com os exames médicos aos antigos trabalhadores da ENU, dando assim resposta àquela que era uma das suas reivindicações, um ano e três meses depois do seu início, alguns ainda não os realizaram.

"Há vários trabalhadores que ainda continuam por fazer os seus exames médicos porque os médicos se negam a fazê-los", afirmou, explicando que tal se deve à falta de informação dos seus centros de saúde.

A 7 de Março de 2008, o PS chumbou projectos de lei do BE, do PCP e do PSD que davam resposta às reivindicações dos trabalhadores, estes partidos voltaram a apresentar projectos em Dezembro e Janeiro. Segundo a agência Lusa, a comissão de antigos trabalhadores da ENU congratulou-se pela iniciativa dos partidos para os ajudar nas suas reivindicações, frisando que isso lhes dá a responsabilidade de "redobrar a luta".

fonte: esquerda.net

Sem comentários: