O portal de Canas de Senhorim

outubro 31, 2008

Para Recordar...

Cinema Paraíso

Fui contactado por um amigo, sugerindo que eu escrevesse um curto texto exteriorizando os sentimentos que me assolam face á notícia do possível encerramento da Casa de Pessoal das Minas da Urgeiriça.
A Urgeiriça que cresceu em função da ex-exploração de uma mina, sempre foi, á sua medida, um espaço com um traço cosmopolita. Nela residiam pessoas das mais diversas origens demográficas, sociais e culturais.
E no centro de tudo, o denominador comum, a Casa do Pessoal como ponto harmonizador.
Visto á distancia, confesso o meu orgulho por ter crescido ali, por ter podido usufruir da imensa actividade cultural e desportiva que aquele lugar proporcionou.
Por isso aqui digo, para que conste: ali não está um simples edifício. Está um espaço onde gerações de adultos e crianças aprenderam a ver cinema, a ver e fazer teatro, a conviver e praticar música e desporto.
Ao destrui-lo é uma parte da nossa memória individual e colectiva que é amputada.
Fica aqui o meu voto de protesto.
Nunca pensei ter que evocar Tornattore.
Gustavo Cordeiro
*****
Lembro-me…

Lembro-me dos filmes de cinema e das peças de teatro…
Lembro-me das festas de Natal e dos espectáculos…
Lembro-me de magnífico Ano Mundial da Criança…

E da leitura dos jornais diários…
E dos jogos da sueca…
E do ping-pong…
E…
E para amanhã todos os que vivem e viverão na Urgeiriça se lembrem, da “velha”, mas sempre aberta, Casa do Pessoal que faz parte o património de quem ali vive e é de todos.
Hoje é a Casa de Pessoal de todos os que na Urgeiriça moram, dos que já moraram e esperemos também os que aí vão morar um dia!

Albertino Neves
In: Jornal de Canas de Senhorim nº 107
30 de Outubro de 2007

3 comentários:

Pombo correio disse...

E quando ia ver um filme, comprava 1 copo de amendoins, sim, não havia pipocas, era o belo do amendoim, as cascas iam para o chão.
Quando acabavam o passatempo era pisar as cascas. O goso que isso dava.

E as jogatanas de ping pong?
Sempre que jogava com a malta da Urgeiriça, levava uma tareia. Aindá lá há bons jogadores, penso que até vão treinar para a Lapa do Lobo.

Farpas disse...

Os Escuteiros espera sinceramente que a Casa do Pessoal não feche as portas. Estamos a organizar algumas actividades que pretendem dinamizar o óptimo espaço que esta alberga. Só mais uma achega, em Canas de Senhorim, Póvoa, Lapa do Lobo, Vale de Madeiros, Carvalhal, Aguieira, onde é que podemos encontrar um espaço como o salão da casa do pessoal? Está na altura de dinamizar aquele espaço e fazer ver aos burocráticos que é um bem necessário, e para isso contem com o agrupamento 604! Novidades em breve!

Anónimo disse...

gustavo e quim ze, tino lembro me bem da casa do pessoal eu trabalhei nela