O portal de Canas de Senhorim

agosto 05, 2009

Francisco Cardoso


efeneto – Histórico dinossauro do Partido Socialista de Nelas? Um “animal político” a nível local? Quem é Francisco Cardoso?
F Cardoso - È sempre muito difícil falar ou escrever sobre nós, é preferível e desejável que sejam outros que o façam. Mas como não há remédio, pois não podemos pôr outros a responder às questões que nos são postas, aí vão as respostas que penso que irão elucidar as pessoas com quem tenho relações cordiais e que não sabem nada de mim e acalmar outros que não me conhecendo fazem-me o favor de serem meus ferozes detractores.
Quem é este ser a quem deram o nome de Francisco, Almeida por parte da Mãe e Cardoso por parte do Pai? Nasci numa aldeia que dista quarenta quilómetros daqui e aqui (CANAS DE SENHORIM) cheguei nos meados de Maio de mil novecentos e quarenta e seis. Descendo de uma família paupérrima que procurou sustento nas Minas da Urgeiriça como tantas outras. Não sou histórico de coisa nenhuma e muito menos dinossauro; sou apenas um homem que pela vivência que teve desde muito cedo aprendeu a dizer não há direito e a rebelar-se contra situações de injustiça. Sou um homem simples que não gosta de complicar; mas, a minha simplicidade: não me coíbe de ter opinião e de a exprimir seja em que situação for, não me coíbe de tomar partido, não me coíbe de lutar por aquilo que acho justo, em suma não me coíbe de ser polémico, isto é, não me coíbe de ser eu. Aderi ao Partido Socialista algum tempo depois do vinte e cinco de Abril, sou um militante activo e interventivo. Fui delegado sindical e dirigente sindical, no exercício destas funções orgulho-me de ter dado tudo na defesa dos interesses dos meus camaradas. Se isto é ser animal político, assim seja.

efeneto – A sua cumplicidade com o Professor José Correia é por demais evidente. Continua a achar que o Professor gosta da Vila de Canas de Senhorim?
F. Cardoso - Eu não tenho cumplicidade nenhuma com o Dr. José Lopes Correia, Ele é apenas um dos poucos amigos que tenho e mais nada. Não andamos a maquinar nada seja contra quem quer que seja, falamos de tudo um pouco, umas vezes estamos de acordo outras não e respeitamo-nos. Claro que o meu amigo Dr. José Correia gosta da Vila de Canas de Canas de Senhorim. Os seus detractores dizem cobras e lagartos dele, atribuem-lhe afirmações que ele nunca proferiu e usam óculos de vidro opaco quando dizem que ele não fez nada na freguesia de Canas de Senhorim. As obras estruturantes que se fizeram nesta freguesia cheiram apenas a dois homens: Dr. José Correia e Dr. José Vaz.

efeneto – Canas a Concelho. No seu entender ainda é viável ou pelo contrário nunca o foi?
F Cardoso - Não è a mim em particular que deve perguntar se a elevação de Canas de Senhorim a Concelho é viável ou não; essa pergunta terá que a fazer a todos os Canenses. Na minha opinião neste momento a viabilidade da freguesia de Canas de Senhorim ser elevada a Município é nula, no futuro, se os Canenses forem capazes de investir as suas poupanças na sua terra e desenvolve-la economicamente e elevar substancialmente a sua população, então terão alguma possibilidade, se pelo contrário os nossos conterrâneos continuarem a investir as suas poupanças nas cidades costeiras, o Município será sempre uma miragem.

efeneto -Como considera a candidatura do Professor José Correia, um projecto, uma teimosia ou uma burrice?
F Cardoso - O Dr. José Correia foi Presidenta da Câmara durante vinte e dois anos, quando tomou posse pela primeira vez do destino do Município de Nelas este era dos Municípios mais atrasados do país, era de uma pobreza Franciscana, quando saiu deixou um Município pujante, onde todos os munícipes tinham o pão garantido. Com a maior parte das infra-estruturas feitas. Acha que o Dr. José Correia fez isto tudo sem projecto? Acha que fez isto tudo por teimosia ou por burrice? Claro que tem um projecto e no que se refere a Canas de Senhorim é bastante ambicioso.

efeneto – Não desprezando as outras possíveis candidaturas, quem se perfila a vencer as eleições para a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, o Movimento CIM, o Partido Socialista ou o MRCCS?
F Cardoso - O povo da freguesia de Canas de Senhorim é um povo trabalhador, amigo do seu amigo e solidário, mas quase sempre reage a quente aos desafios que lhe são postos, tornando-se na maior parte das vezes seguidista e assim preza fácil de interesses menos claros. Assim é muito difícil prever a decisão do eleitorado. Vejo com muita simpatia a candidatura do Movimento C.I.M. e exorto-os a continuarem a contribuir para o debate público dos problemas da nossa Freguesia. Apesar da simpatia que o dito movimento me merece eu vou votar Partido Socialista.

efeneto – Tudo indica que o candidato do seu partido sairá da dupla Jorge Silva ou Dirceu. Que me tem a dizer?
F Cardoso - Dirceu ou Jorge Silva para mim tanto me faz. Sou amigo dos dois e sei que ambos têm qualidades e capacidade de sobra para exercerem o lugar de Presidente da Junta de Freguesia. São sem dúvida os melhores candidatos, é pena só poder ser um.

efeneto – É opinião generalizada que o MRCCS [Movimento para a Restauração do Concelho de Canas de Senhorim]morreu ou está em vias disso. Por outro lado surge o nascimento do MRCN [Movimento de Reconciliação com Nelas]. É benéfico para Canas de Senhorim a actual aproximação do actual Presidente da Junta com a actual Presidente da Câmara Municipal de Nelas sendo este o ainda líder do MRCCS?
F Cardoso - Meu caro amigo, os problemas da Freguesia de Canas de Senhorim não se defendem com siglas, Defendem-se na Assembleia Municipal onde o Sr. Presidente da Junta desta freguesia tem assento por inerência do cargo e com direito a voto. Onde é que ele esteve? Eu era Deputado Municipal e nunca o vi por lá. MRCCS ou MRCN, tudo isso são falácias que não levam a lado nenhum e só beneficiam um ou outro esperto à custa deste Povo que merece bem melhor.

efeneto – A entrevista está séria demais. Vou dizer uma piada. A Candidatura do Professor José Correia terá apenas um voto em Canas de Senhorim, o seu. Concorda ou é mesmo uma piada de mau gosto.
F Cardoso - Meu amigo prepare-se para uma grande surpresa.

efeneto – Só um terramoto politico fará o Partido Socialista ganhar a maioria absoluta e ou mesmo as eleições. De quem é a culpa? Das cúpulas? Das bases?
F. Cardoso - Um pouco de todos.

efeneto – Sei que possivelmente não me irá responder mas terei que lhe fazer a pergunta na mesma. Será candidato á Junta de Freguesia, á Assembleia Municipal ou será o quarto elemento á Câmara Municipal?
F. Cardoso - Não sei. Até vinte sete de Setembro conforme o evoluir da situação política nacional assim decidirei. Mas se não puder cumprir o que disse e escrevi, justificar-me-ei junto dos meus amigos mineiros, penso que eles me compreenderão.

efeneto – No seu perfil podemos ler ; “DO ALTO DO MEU TELHADO EU VEJO”. Diga-nos o que vislumbra do alto do seu telhado?
F. Cardoso - O início dos últimos séculos foram extremamente agitados por convulsões violentas que levaram a guerras quer europeias, quer mundiais. Assim foi nos séculos XVIII, XIX e Século XX. Não è necessário fazer uma análise muito profunda para se chegar à conclusão de que as causas são sempre as mesmas. A exploração dos países pobres pela ganância dos países ricos, a crise económica e social, a ladroagem e a corrupção institucionalizadas, a falência da justiça, o empobrecimento da grande maioria da população mundial e a insanidade do terrorismo politico e não só. Ora, estas situações levam á descrença e apodrecimento das democracias. Quando as democracias entram em falência, normalmente emergem outras forças até aí ocultas, que pegam nas bandeiras: da segurança, da justiça, da justiça social, da transparência e outras e com o apoio do Zé, cansado de sofrer, conquistam o poder e impõem-nos através de governos musculados novas formas de escravidão. Quem pensar que o fascismo, o nacional-socialismo, o estalinismo e outras organizações políticas totalitárias estão erradicados da sociedade ocidental está muito enganado. Essas forças políticas vivem na clandestinidade organizando-se e esperando a hora de aparecer à luz do dia e poderem impor a sua lei. Nas guerras e revoluções do século XX morreram cerca de duzentos milhões de seres humanos e os prejuízos materiais foram de triliões de euros. Quem pagou esta factura? Foram os barões do dinheiro? Não amigos, esses ganharam, quem pagou a factura foi o povo anónimo, aqueles que de seu só tinham a inteligência e a força dos seus braços para venderem. Na guerra servindo de carne para canhão, na reconstrução servindo para pagar impostos. Do alto do meu telhado eu vejo o inicio do século XXI, igualzinho aos três séculos que atrás referi, se não pior. Tenho o pressentimento que vem aí sarrafusca da grossa, só que agora com consequências imprevisíveis. Deus queira que esteja enganado.

efeneto – Minas da Urgeiriça. Onde em criança brincou, conte-nos uma história com olhos de criança.
F. Cardoso - Meu Caro amigo, eu nunca fui criança, desde tenra idade que me tornei num homem, desde que me conheço a minha brincadeira chama-se trabalho; naqueles tempos muito difíceis tive que ajudar os meus pais a criar os meus irmãos, aos seis anos já rapava erva da manta para o meu Pai cavar. Claro que guardo imagens desse tempo. Imagens que até hoje me perseguem e moldaram o meu carácter. Por causa delas me tornei um lutador e por causa delas O meu amigo me chamou de histórico, dinossauro e animal político. Quando os mineiros morriam de desastre ou da doença da mina (silicose), vinham os representantes da Companhia Portuguesa de Rádio dar os sentimentos às viúvas e oferecerem a solidariedade da empresa. Uma semana depois do funeral, davam-lhes oito dias para despejarem a casa onde viviam, pois precisavam dela para ser ocupada pela família do mineiro que vinha substituir o que tinha morrido. As viúvas que nas aldeias de onde vieram tinham algo de seu, aí regressavam mourejando nas belgas que tinham para criar os filhos. As viúvas que nada tinham, por vezes arranjavam uma barraca no perímetro do couto mineiro e vendiam amor para criar os filhos que o seu amor lhes tinha deixado Conheci essas mulheres, por respeito a essas heroínas que já não estão entre nós, assim que conseguiam angariar sustento de outra forma para si e para os seus paravam imediatamente de se venderem, os nomes delas nunca os revelarei.

efeneto – Já vai longa a entrevista mas para terminar faço-lhe o seguinte desafio: Numa pequena frase tipo slogan de campanha eleitoral diga-nos o que pensa de:
Dr. Adelino Amaral, Amália Rodrigues, Dra. Isaura Pedro, Mao Tsé-Tung, Prof. Luís Pinheiro, Mota Veiga e por fim de Fernando Neto.

F. Cardoso - Amália Rodrigues, ( a Diva maior de uma canção menor)
Mao Tsé-Tung (Traidor de uma revolução)
Carlos Mota Veiga (Um amigo)
Fernando Neto, no início da resposta à ultima pergunta está escrito o que penso de si,
Isaura Pedro e Luís Pinheiro, (Adversários políticos)
Adelino Amaral (um Amigo desavindo).

Sem comentários: