O portal de Canas de Senhorim

junho 29, 2009

“Escuteiro não se foi… é-se toda a vida”.


efeneto - Como é que chegou a chefe do agrupamento 604?
A Matias - A antiga Chefe de Agrupamento, Piedade Henriques, abandonou o movimento por motivos de saúde e de algum cansaço. Durante algum tempo a Patrícia Santos assumiu interinamente o cargo, porque era na altura Chefe de Agrupamento Adjunta. Foi aberto um processo eleitoral, eu concorri e fui eleito (são eleitores todos os chefes do agrupamento e os caminheiros investidos).

efeneto - Quais são as tarefas do chefe do agrupamento?
A Matias - Basicamente coordenar os dirigentes nas secções, coordenar a organização administrativa e financeira, estabelecer contactos com entidades exteriores, organizar a logística, angariar apoios junto de particulares, empresas e instituições. O Chefe de Agrupamento não deve, sempre que isso for possível, estar à frente de nenhuma secção e é isso que tento fazer.
efeneto - Qual é o “momento solene” de um escuteiro?
A Matias - É sem dúvida a promessa onde prometemos pela “nossa honra…”
efeneto - O que é que o escutismo trouxe à sua vida?
A Matias - Vincou o significado de palavras como: honra, lealdade e fraternidade. Atrevo-me mesmo a dizer que o escutismo não trouxe muito à minha vida… ele é a minha vida á 30 anos.
efeneto - Se transferirmos para o sistema de ensino alguns dos métodos escutistas, hoje a escola estaria melhor?
A Matias - Não tenho grande formação em pedagogia, mas um sistema que funciona á mais de 100 anos sem alterar as bases em que foi criado tem que ser bom. Ao longo do tempo foi sofrendo adaptações aos novos tempos, mas a base manteve-se: delegar responsabilidades nas crianças e jovens (cada secção é dividida em pequenos grupos de 4 a 8 elementos “chefiados” por um deles e são eles que tomam a maior parte das decisões, limitando-se o chefe a ser o “árbitro”, evitar excessos)
efeneto - Baden-powell disse aos escuteiros: “procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes.” Qual é o seu sentimento para quando se aproximar o momento de deixar o movimento escutista?
A Matias - “Escuteiro não se foi… é-se toda a vida”. O verdadeiro escuteiro não abandona o Movimento Escutista. Pode deixar de ter tempo ou condições para continuar no activo de agrupamento, mas continuará a ser escuteiro.
A hora de abandonar o agrupamento não me preocupa muito. Consegui, com a ajuda de uma grande e dedicada equipa, quase tudo aquilo a que me propus para o 604: viatura própria, equipamento, sede digna e um parque de actividades escutistas (a ser construído brevemente por uma entidade de direito privado). Consegui deixar o 604 um pouco melhor do que o encontrei, por isso quando chegar a minha vez de partir posso partir feliz com a certeza que cumpri o meu dever.
efeneto - Mudando agora mais para o agrupamento que dirige, quantos elementos existem actualmente no agrupamento?
A Matias - No censo referente a 1 de Janeiro de 2009 estavam recenseados 71 elementos.
efeneto - De onde provêm os fundos necessários para as actividades do agrupamento?
A Matias - De actividades de angariação de fundos (calendários, rifas, etc.), de algumas (poucas) entidades oficiais locais, de pessoas, empresas e entidades privadas nossas amigas, do bolso dos pais e muitas vezes também do bolso dos dirigentes do Agrupamento.
efeneto – A cedência por parte de várias entidades de uma sede é uma mais valia para o Agrupamento. Resuma aqui todo este processo até á leitura do protocolo?
A Matias - É um processo longo e com muitos avanços e recuos, altos e baixos e algumas desilusões e dissabores á mistura. O importante é que chegou a bom porto e permite ao Agrupamento o usufruto de instalações dignas nos próximos 30 anos.
efeneto - Quais são as principais actividades desenvolvidas pelos escuteiros?
A Matias - Actividades de vida ao ar livre (campismo, montanhismo, etc), de serviço ao próximo (participação em campanhas da Liga Portuguesa contra o Cancro, Caritas, etc), actividades de protecção ambiental (vigilância florestal, limpeza de espaços, etc), actividades culturais.
efeneto - O agrupamento 604 tem escuteiros não-católicos?
A Matias - “O CNE afirma-se movimento da Igreja Católica” (nº1, Artº2º dos Estatutos do CNE). De acordo com os estatutos os agrupamentos do CNE não podem aceitar elementos não católicos.
efeneto - Quais são as principais dificuldades que o agrupamento enfrenta?
A Matias - Ainda algumas carências de material e pessoal adulto devidamente qualificado em número suficiente.
efeneto - A grande ideia formulada por baden-powell era a criação de uma fraternidade mundial escutista, onde os escuteiros seriam “embaixadores da amizade, que se dedicassem a criar amigos e a abater as barreiras erguidas pela cor, credo e classe social”. Seguindo esta filosofia porque existe o CNE (Corpo Nacional de Escutas) e a AEP (Associação Escoteiros de Portugal)?
A Matias - O CNE é uma organização escutista católica e a AEP é uma organização escotista sem confissão religiosa, no entanto perante a World Organization of the Scout Movement (Organização Mundial do Movimento Escutas) Portugal é representado pela FEP (Federação Escu(o)tista de Portugal) que agrega as duas anteriores em respeito pela filosofia imposta pelo Fundador: um País, uma Associação.
Esta federação é o interlocutor perante as instâncias escutistas Europeia e Mundial e organiza os Contingentes Portugueses (com chefias alternadas) a actividades internacionais.
Há países com quatro, cinco, dez associações mas sempre uma “organização” supra associações que as congrega a todas.
Sou coleccionador de objectos escutistas e isso leva-me a compreender ainda melhor esta fraternidade mundial. Troco objectos com escuteiros de todo o mundo, o que me fez, no último ano falar com escuteiros de Espanha, Itália, Brasil, México, Argentina, Hong Kong, China, Canadá, Líbia, Coreia, Japão. A falar em Português, num Espanhol péssimo ou num Inglês ainda pior conseguimos trocar aquilo que cada um pretende e arranjamos mais um amigo do outro lado do Mundo. Temos sempre uma certeza: do outro lado está um escuteiro com os mesmos princípios que nós e por isso podemos confiar nele.
efeneto - A nível mais geral que papel poderá ter o movimento escutista nacional no desenvolvimento do movimento escutista nos países de língua oficial portuguesa?
A Matias - O CNE colabora desde longa data com todos os países de língua oficial Portuguesa no renascimento das associações locais, na cedência de fardamento, equipamento e literatura escutista, na formação de quadros dirigentes das respectivas associações, no intercâmbio de experiências em actividades, na ajuda à participação em actividades internacionais, etc. O CNE está, muito antes das autoridades do País, a cumprir o seu papel de irmão, nas associações escutistas dos PALOP.
efeneto - Que desafios prevê para o futuro do escutismo mundial?
A Matias - Adaptar-se aos tempos modernos para que possa continuar a educar a juventude mundial durante pelo menos mais 100 anos.
efeneto - Quer deixar uma mensagem para os escuteiros de hoje?
A Matias - Só me ocorre a que recebi de Baden Powell: “procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes.

Sem comentários: