O portal de Canas de Senhorim

maio 16, 2008

Reabilitação ambiental das minas radioactivas absorve 60 milhões até 2013


Até 2013, o plano de investimentos da EDM contempla 78 milhões de euros, correspondentes a 59 projectos. O Programa Operacional de Valorização do Território, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, atribui um financiamento de 45 milhões de euros. Cerca de 77 por cento do volume total de investimento é imputado às minas radioactivas, o que equivale a 60 milhões de euros. «Vamos privilegiar a área dos radioactivos, em cerca de 43 minas, num universo de 61. Algumas são de dimensões reduzidas, outras já estão requalificadas», adianta ao jornal Água&Ambiente Gaspar Nero, administrador da EDM.

Quinze anos depois da desactivação das minas de urânio, a reabilitação ainda só se faz sentir na Urgeiriça e algumas explorações limítrofes. Uma dessas minas situa-se na freguesia de Espinho, no concelho de Mangualde, e hoje quem lá passa não desconfia que alguma vez tenha existido actividade mineira. À semelhança da Urgeiriça, esta mina já foi objecto de requalificação ambiental. Um lago com 30 metros de profundidade, o equivalente a um prédio com 10 pisos, é o centro de um verdejante coberto vegetal, onde pontificam pedras da exploração mineira recuperadas para embelezamento natural.

A reabilitação ambiental da Barragem Velha é a mais (re)conhecida das 15 obras executadas até ao momento pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro. Em 2001, a empresa e o Estado português assinaram o contrato de concessão da actividade de recuperação ambiental de áreas mineiras degradadas, por dez anos renováveis, mas os trabalhos só arrancaram no ano seguinte. Desde então, foram investidos 43 milhões de euros, co-financiados em 75 por cento pelo III Quadro Comunitário de Apoio (32 milhões de euros), em 25 projectos.
Ambiente OnLine

Sem comentários: