O portal de Canas de Senhorim

abril 16, 2008

Casa de Pessoal é dos Mineiros

Isto já é nosso...
Hoje, a EDM acordou também com a Câmara Municipal de Nelas que o edifício onde se encontra a funcionar a Casa de Pessoal da Urgeiriça passe a ser propriedade da autarquia, dando assim resposta às pretensões dos seus associados.
Em contrapartida por esta cedência, feita pela EDMI - Empresa de Projectos Imobiliários SA (participada da EDM), a autarquia licenciará um loteamento urbano onde está inserida a Casa de Pessoal.
Desta forma, a Câmara de Nelas consegue requalificar uma importante área urbana de Canas de Senhorim e a EDM rentabilizar o património que recebeu da ENU.
A presidente da autarquia, Isaura Pedro, lembrou que a Casa de Pessoal era «uma segunda casa dos mineiros, um local de encontro, de partilha e de muitas emoções».
Neste âmbito, afirmou que o que estava em causa «não era uma questão de propriedade, mas de preservação da memória», considerando que, com esta cedência, foi prestada «uma belíssima homenagem a todos os mineiros da Urgeiriça».
Isaura Pedro mostrou-se disposta a apoiar as «necessárias obras de requalificação do edifício» e também as actividades culturais que aí se venham a realizar.
O secretário de Estado da Indústria, Castro Guerra, frisou que o trabalho da EDM na Urgeiriça só terminará em 2013, uma vez que às obras de requalificação da Barragem Velha se seguem outras intervenções, para que esta volte a ser «uma terra de futuro, promissora».
«Queremos voltar a pôr a Urgeiriça no mapa como um local onde se pode viver e passar férias, mas sem perder a memória do passado», acrescentou o secretário de Estado, que viveu e estudou no concelho de Nelas, juntamente com filhos de mineiros.


...isto não.

A Casa do Pessoal das minas da Urgeiriça, em Nelas, vai continuar na mão dos trabalhadores, mas fica amputada do campo de futebol que dará lugar a uma urbanização naquela que é a "zona mais aprazível da Urgeiriça".
A requalificação das minas da Urgeiriça, em Nelas (cuja inauguração decorreu na segunda-feira), amputou os mineiros de parte da sua memória - o campo de futebol da Casa do Pessoal que foi alienado a uma subsidiária da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) para a área imobiliária.
A EDM nos terrenos do campo de futebol irá criar uma urbanização e em troca a casa é cedida à autarquia de Nelas que garante que "o espaço irá continuar a desempenhar a sua função social e cultural junto dos mineiros", frisou Isaura Pedro, presidente do município.

Compilação:

Diário de Noticias
Sol

Sem comentários: