O portal de Canas de Senhorim

junho 27, 2007

O nosso Hotel...



O Hotel Urgeiriça, localizado em Canas de Senhorim a cerca de 25 km de Viseu e da Serra da Estrela é, desde há muito, um lugar privilegiado para alguns portugueses. Em pleno coração da Beira Alta, na região Dão Lafões, oferece a qualidade de uma das melhores unidades hoteleiras do país. A sua arquitectura beirã, a fachada de granito e a decoração tipicamente inglesa, tornam o Hotel num local único e extremamente aprazível, onde o conforto e a mística são constantes.
Cada hotel tem vida própria e os seus segredos. A Urgeiriça não escapa à regra. A história é insólita. Em 1930, Charles Harbord, um oficial superior do exército inglês comprou uma grande propriedade e ali mandou construir uma mansão. Passado 5 anos transforma a casa numa instância de repouso e de férias, a que chamou "English Hotel Urgeiriça". O hotel ganha fama e continua a crescer.
Pouco tempo mais tarde, Mrs. Phillys Graham, uma inglesa residente no Porto e cliente habitual do hotel, torna-se sócia de Charles Harbord.
Algumas figuras ilustres ficaram ali hospedadas, como foi o caso da jornalista e escritora francesa Christine Garnier, autora do livro "Férias com Salazar", o Marechal Craveiro Lopes, o Rei Humberto de Itália, Sá Carneiro, Primeiro Ministro Português, o actor João Villaret e o Primeiro Ministro de Inglaterra, Sir Anthony Eden em lua de mel com a sua esposa, Clarisse Eden, sobrinha de Winston Churchil, entre muitas outras.
Situado em plena região dos vinhos do Dão, o Hotel Urgeiriça fica no seguimento do IC12 entre Canas de Senhorim e Nelas, no meio de uma grande quinta com muitas árvores e jardins.

Se vier da zona norte do país pela A1 , entra no A25 (Sentido - Vilar Formoso) até à saída de Viseu centro NELAS, direcção Nelas pela EN 231. Segue pela EN 231 passando por Nelas direcção Coimbra EN 234, Canas de Senhorim. O Hotel fica logo na primeira entrada de Canas de Senhorim.
Se vier do sul pela A1 entra no IP3, km 197, saída nº13 na direcção de Viseu com saída no km 82. Siga pelo IC12, direcção de Carregal do Sal, sentido Guarda - Mangualde, até Canas de Senhorim entrando directamente na EN 234. O Hotel Urgeiriça fica A 2Km da saída do IC12 na EN 234.
Por caminho de ferro, o comboio que faz a ligação entre Lisboa e Paris, saindo na estação de Nelas ou o comboio regional Coimbra - Guarda, o Inter -Regional Lisboa Santa Apolónia - Guarda ou ainda o Alfa Pendular/ Intercidades Lisboa Santa Apolónia - Guarda, todos com saída em Nelas.
A cidade mais próxima é Viseu a 20 km, Coimbra fica a 70km, Lisboa a 270 km e o Porto a 150 km.
Aproveite e conheça este local paradisíaco e pleno de contrastes.
Depoimento.
[...] Apesar de ainda me encontrar de férias, estou de volta a casa e à net. Estes dias fora foram o culminar de um ano desgastante de trabalho, estudos e compromissos. Para onde fui? Serra da Estrela, que é lindíssima nesta altura do ano. Vale a pena lá ir. Onde fiquei? No Hotel Urgeiriça, um hotel belíssimo, com um atendimento e serviços extraordinários e plenos de profissionalismo. Vale a pena lá ficar. O que visitei? Bom o tempo foi pouco para visitar toda a serra e tudo o que lá tem de património natural, cultural, entre outros pontos de interesse. Saliento a Quinta da Lagoa, onde se fabrica o genuíno e certificado queijo da serra, em Canas de Senhorim, em Seia vale a pena visitar o Museu do Pão e o Museu do Brinquedo tanto os adultos como as crianças, pois ambos têm actividades para as crianças e os adultos. Passem pela aldeia medieval em Silgueiros e deliciem-se com a gastronomia do Restaurante Póvoa Dão.
E não se esqueçam de passar pela Casa de Santar e provar o delicioso vinho do Dão, além de que a casa tem uns jardins belíssimos e faz parte do nosso património cultural. Um saltinho à Casa da Ínsua em Penalva do Castelo. Vale a pena visitar. Levem a máquina fotográfica e a vontade de se embrenharem por este Portugal dentro que tanto tem de belo e histórico para nos oferecer. Sejam turistas cá dentro, vale a pena. Claro que também me fez companhia a leitura e destaco dois livros que adorei ler “Amor curiosidade prozac e dúvidas” de Lucía Etxebarría e “Inventar a solidão” de Paul Auster. Não podia faltar na minha bagagem o caderno para a minha escrita, a preguiça e o nada fazer, apenas esvaziar mente e descansar o corpo e deliciar-me com a região que escolhi para estas merecidas férias. Agora…agora estou de volta e prometo andar por aqui com novos posts. [...]

http://pedevento2004.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_08.htmlHotel da Urgeiriça
Als Gast dieses Hauses fühlt man sich wahrlich als Zeitreisender. Die Fassade aus Granit-Stein und die typisch englische Dekoration lassen dieses Haus so einzigartig und mystisch erscheinen. Das ehemalige Herrenhaus wurde vor über 70 Jahren erbaut und vor wenigen Jahren zu einem ansprechenden Hotel umgebaut. Zum Angebot des Hauses zählen der Swimmingpool, die Tennisplätze, das stilvoll eingerichtete Restaurant, die Bar mit Lounge-Atmosphäre sowie Tagungsräumlichkeiten.
.............//.................
The Hotel Urgeiriça was built by an English man in the year 1930. He came to the region to work in the new Uranium mines found there at the time. Evidently he fell in love with region and decided to stay, so he built a hotel for his fellow Brits. Later in the eighties the hotel was sold. Its present Portuguese owner refurbished it completely and added a third floor. The remodeling was finished in 1995. Today this hotel can be considered one of those well kept secrets, it is somewhat like a chateau in Portugal, but with a well preserved English style. Plenty of ample salons, a wonderful restaurant where lunch or dinner can be enjoyed in a beautiful verandah and bedrooms, each one different one from the other, some with beautiful antique furniture, others with classic English pieces, and almost all, with a terrace to the countryside. Rooms categories are divided between standard and superior and although some standard rooms seam superior, the ones classified as superior, are really like a junior suite (only 10 of them in total). They also have five wonderful villas around the main building, which are fully equipped, (even dishwasher). These villas are really small houses fit for a family to live in! When booking this hotel is advisable to indicate the characteristics of the room desired, if available they will be reserve it for you.
3525-301 Canas de Senhorim - Nelas, Portugal Tel.: (+351) 232 67 12 67 Fax: (+351) 232 67 13 28
e-mail:info@hotelurgeirica.pt ou reservas@hotelurgeirica.pt

4 comentários:

Cavaleiro Bobby disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só hoje tomei conhecimento deste seu blog.
Desde já queira aceitar os meus parabéns, pela estética na forma e pela qualidade no conteúdo.
E sobretudo pela ideia.
Estou certo que sou um entre centenas de adultos dispersos por Portugal (e pelo Mundo) que foram meninos na Urgeiriça.
E quem o foi nunca esquece.

Com os melhores cumprimentos
Gustavo Cordeiro

®efeneto disse...

Saudações. Obrigado pela visita e se foi menino aqui na Urgeiriça volte sempre para "visitar" a sua terra. Um abraço.

Anónimo disse...

" e quem o foi nunca esquece "

Este é o sentimento que permanece incólume e honrado nas pessoas da Urgeiriça.
Foi este afecto que a Urgeiriça nos apresentou enquanto lá vivemos.

Foi com muito gosto que acrescentei aos meus favoritos este blog, muitos parabéns.

Foi um prazer Gustavo Cordeiro ver-te deixar aqui o teu contributo para que a Urgeiriça não seja esquecida e não seja confundida como o sítio da desgraça, do azar, da calamidade.
Cumprimentos a todos os que foram mineiros e a todos os Urgeiricenses