O portal de Canas de Senhorim

setembro 25, 2009

António Minhoto


Cabeça de lista do BE é a voz e o rosto dos mineiros
António Minhoto tem sido incasável na defesa dos direitos dos antigos mineiros da Urgeiriça, no concelho de onde é natural e onde também trabalhou nas minas de urânio. Sem resolução prometeu castigar o PS e é agora a grande bandeira do Bloco no distrito.

A luta na rua começou em 2004, quando os trabalhadores da Urgeiriça, que exigiam reformas que reflectissem os riscos de trabalhar com urânio e compensações para as viúvas dos mineiros falecidos, se organizaram. Pelo meio os mineiros criam uma associação ambientalista e colocam a pretensão na actualidade política. Com o tema na agenda os protestos subiram de tom. A luta de Minhoto conseguiu os primeiros resultados: exames médicos para os antigos mineiros.

Em 2007 Minhoto ganha protagonismo na comunicação social quando lidera os mineiros numa manifestação, no Porto, durante o arranque da presidência portuguesa da União Europeia. Publicamente foi a primeira grande acção de visibilidade dos mineiros e onde o agora cabeça de lista lembrou que "o Governo e o país devem aos ex-trabalhadores da Urgeiriça uma recompensa", afirmando que os mineiros foram "sempre abandonados". Nesse tempo Minhoto ainda acreditava nas propostas mas sem respostas a luta radicaliza-se. E estabelece um prazo para as respostas ou a rua seria o campo de batalha dos mineiros. Reunidos em plenário aprovam uma moção e prometeram vigílias no Parlamento, São Bento e na sede do PS em Viseu. Entretanto, capitaneados por Minhoto, lutaram e conseguiram, a propriedade da Casa do Pessoal das minas da Urgeiriça. Em 2008 é tornado público um estudo que mostra existirem concentrações de substâncias radioactivas nos solos e na água, bem como nos produtos hortícolas da região de Nelas. E os mineiros descobrem um novo filão: ameaçam apelar ao voto contra o PS se os seus problemas não forem resolvidos.

Em Junho foi à residência oficial do primeiro-ministro e de lá apelou aos portugueses para que "votem contra o Partido Socialista nas eleições".
DN-Portugal

Sem comentários: