O portal de Canas de Senhorim

dezembro 26, 2008

REMODELAÇÃO DA CAPELA STª BÁRBARA

REMODELAÇÃO DA CAPELA STª BÁRBARA

Os melhoramentos efectuados na capela da Urgeiriça foram inaugurados com a presença do Bispo D.Marcelino, no passado dia 7 de Dezembro.

O salão da capela de Stª Bárbara foi exíguo para acolher os populares que se juntaram no passado dia 7 de Dezembro, para assistir à concretização de um sonho antigo, a inauguração dos melhoramentos e beneficiação efectuados na capela de Stª Bárbara. Apesar de o espaço ter sido ampliado, e devido a uma grande afluência, muitas pessoas tiveram de permanecer de pé no interior e exterior durante a Missa, pois nesta data, também foi celebrada a festa da padroeira, realizada anualmente pelos mordomos de Stª Bárbara.
A cerimónia de inauguração e festa da Padroeira, começou com uma missa, presidida pelo Bispo. D.Marcelino, bispo emérito de Aveiro, que deu a bênção às novas instalações, recordando com saudade a sua ligação a esta terra de gente mineira.
Seguiu-se a procissão pelas ruas do bairro, acompanhada como é habitual, pela Irmandade São Sebastião e animada pela Filarmónica de Vilar Seco, que culminou na capela, com o descerramento de uma placa alusiva à data, pela Ex.ª Sr.ª Presidente da Câmara, Dr.ª Isaura Pedro e pelo presidente da Junta de freguesia, Prof. Luís Pinheiro. Seguiu-se um almoço de convívio, onde marcaram presença cerca de 150 pessoas, onde houve lugar para a confraternização e reencontro de amigos de longa data.
À volta de tanto entusiasmo e alegria, é de enaltecer o trabalho levado a cabo pelo empreiteiro, que conseguiu concluir a obra para a data prevista, dia de Stª Bárbara. O novo espaço, cujas paredes, tetos e pavimento foram intervencionados, proporciona aos paroquianos um local mais amplo e acolhedor para o culto, tendo também uma zona de apoio, onde se inclui um espaço para catequese, casa de banho, etc. Também o espaço exterior foi contemplado, no sentido de embelezar a zona envolvente.
É à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia a quem se devem os créditos desta conquista, na comparticipação e investimento da obra, assim como ao pároco da nossa freguesia, Reverendíssimo Padre Nuno, á comunidade da freguesia e a muitos ex-residentes, que constituíram uma força impulsionadora do projecto de restauração da capela.

Ana Isabel Moitas

4 comentários:

carlosdasserras disse...

PEÇO DESCULPA , pela intrusão, não fosse o retorno da CENSURA LÁPIS AZUL do Municipiodecanas de Senhorym, e talvez não incomodasse;
espero a sua solariedade para divulgar o comentário que enviei para o Blogue da Censura, que certamente não será publicado.

aproveito para dar os parabéns pela obra e segundo informação fidedigna, dizer que a Junta de Freguesia não participou, simplesmente porque não foi confrontada com a situação.

comentário enviado ao blog municipio

@sou de Canas e acima de tudo defendo Canas, mas prezo muito a liberdade que também tem berço em Canas, , mas meninos, isto não lembra ao diabo, metodologia da pide,
Canas pode bem com os asnelenses (nome bonito dado pelo Sr. Cingab) não precisa de fechar jornais,

vão ter muito que fechar, parecem o zé correira quando obrigou os funcionários a trazer uma lata de tinta preta no carro para de imediato apagar as inscrições na estrada;
que bonito será ver os guardiães do Blog de lápis e tesoura à caça de LETRAS contra.

QUE DEMOCRATAS, os papões do ps metem-vos medo, os desalinhados são perigosos, os ressaibiados são brutos, ONDE É O INSTITUTO DA CENSURA?

admiro negativamente os administradores, mas devo dizer que estão errados, o salazar que era o salazar utilizou o mesmo método e não conseguiu impedir o 25 de Abril, apenas o adiou e prejudicou gravemente o povo português.

Cuidar senhor CENSOR que pode partir o bico do lápis...

Anónimo disse...

I like your blog

Anónimo disse...

Very rich and interesting articles, good BLOG!

Anónimo disse...

A friend told me this place I have been looking for, I come, it turned out, I have not disappointed, good Blog
fishing net