O portal de Canas de Senhorim

junho 12, 2008

Parque Temático de Radionatura

O presidente da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), Delfim de Carvalho, anunciou hoje estar a ser estudada a criação de um centro de conhecimento sobre radiações na Urgeiriça, onde esteve sedeada a Empresa Nacional de Urânio (ENU).



Durante a cerimónia que assinalou o fim das obras de requalificação ambiental da Barragem Velha da Urgeiriça, da responsabilidade da EDM, Delfim de Carvalho disse que o centro é, por agora, designado de "Radianatura - radiação - vida ambiente".
"Será uma estrutura que muito poderá contribuir para a preservação da memória mineira, apoio do ensino e da divulgação científica, bem como a promoção do desenvolvimento turístico da região", explicou.


Delfim de Carvalho referiu aos jornalistas, no final da cerimónia, que para já apenas está feito o estudo prévio, estando a ser realizadas "algumas avaliações de natureza económica para ver se poderá ter viabilidade".
O objectivo é dar a conhecer "como devem ser encaradas as radiações, que são perigosas, mas até podem ser benéficas", afirmou, exemplificando que "nos hospitais utiliza-se a radioterapia".
Acrescentou que, para isso, terá de haver também "interesse das entidades locais", tendo entregue hoje à presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, um exemplar do estudo prévio sobre o centro.


O responsável garantiu que a EDM tem feito todos os esforços para que esta ideia se possa vir a concretizar, uma vez que a empresa não quis ficar "apenas na fase de reabilitação, mas abrir horizontes para o futuro".

Fotos: efeneto
Texto: Diário Digital / Lusa

****

5 comentários:

Anónimo disse...

“Os anónimos também falam – MUNICÍPIO”

A demonstração de poder e o seu abuso, são questões próprias do regime ditatorial, procedimento esse que normalmente e na maioria dos casos, co-existe com aquelas pessoas que vivem à demasiado tempo absorvidas por esta forma de fazer política. Uma política virada para o compadrio, para o favorecimento de A e B, direccionada apenas para os direitos e não para os deveres, regime onde a vontade de uns prevalece e canibaliza a vontade dos outros.

Assim repudio a forma como a autoridade tenha retirado a possibilidade das pessoas anónimas depositarem o seu contributo, as suas críticas, as suas apreciações que por norma são contra ou em defesa de um regime onde o atrevimento do arbítrio está bem presente.

®efeneto disse...

§ Dá-lhes Falancio.

Amigo. Como deve ter reparado este espaço é PESSOAL, é MEU e não é um espaço partilhado. Este espaço apenas tem um autor que é morador na Urgeiriça e se interessa pelo que lá passa.
Como deve compreender espe espaço apenas é referenciado no Municipio mas NÃO pertence ao blog do Municipio. É um espaço particular.

Por este motivo agradeço a sua visita sempre que desejar e se interesar, mas este seu comentario nos moldes que foi feito não se integra neste espaço.
Volte sempre que desejar e abraço.

Anónimo disse...

Quero desde já apresentar-lhe as minhas sinceras desculpas. O que me levou a colocar aqui o texto foi apenas porque no espaço Munícipio não é possível demonstrar o meu repúdio em relação a determinados factos. Escolhi aqui por causa da proximidade entre um e o outro blog. Assim desculpe e obrigado.

®efeneto disse...

Tudo bem. Volte sempre. Saudações.

Dad disse...

É sempre um prazer voltar aqui e ver a esperança a renascer em todos!

Grande abraço!