Valha-me Santa Bárbara!
«Não há grande diferença entre os loucos e os que, por uma louca confiança na protecção dos santos, se deixam embalar em doces esperanças. Há quem creia que não lhe acontece mal algum durante o dia se tiver a felicidade de ver logo de manhã qualquer imagem ou colossal estátua de S. Cristovão, o Polifemo dos cristãos; outros há que se persuadem de que estão sãos e salvos do combate, só porque antes fizeram uma vénia a Santa Bárbara.»
:
Erasmo in "Elogio da Loucura
St Barbara - 1437 de Jan Van Eyck
Brushpoint on plastered panel
34 x 18.5 cm
Koninklijk Museum voor Schone Kunsten Antwerpen
Brushpoint on plastered panel
34 x 18.5 cm
Koninklijk Museum voor Schone Kunsten Antwerpen
:
Diz-se que quando Dióscoro descia do monte onde tinham matado a filha, caíu um raio que o matou. Por isso, é tradição o povo invocar Santa Bárbara para se ver livre dos raios das tormentas.:
Santa Bárbara é padroeira dos artilheiros, mineiros e bombeiros. É, como já se disse, popularmente invocada para afastar tempestades, grandes chuvas e principalmente trovões. No sincretismo religioso afro-brasileiro, a santa é identificada com vários orixás, sobretudo Iansã, corajosa guerreira, deusa dos ventos e das tempestades.:
Esta Santa partilha o seu dia com as Santas Emérita e Juliana e com os Santos Anastácio, Bernardo, Dalmácio e João Damasceno.
http://blogdasabedoria.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário